terça-feira, novembro 08, 2005

Sobre a entrevista do Lula

1. O presidente foi muito incisivo nas realizações do governo, apostando em mostrar através de números a comparação do seu governo com o de seus antecessores. A estratégia: mostrar que a crise política visa diminuir a sua potência eleitoral.

2. Optou em não declarar que não está na corrida eleitoral, Lula criticou a oposição como presidente e não como candidato. Cobrou eficácia da oposição em realizações (aprovação de medidas, leis etc) criando uma relação de eu produzo x vocês ficam parados.

3. Apoio ao eterno companheiro Dirceu. Foi o ponto fraco de Lula. Não que ela não tenha que apoiar o "Zé", mas durante a defesa o presidente se colocou como o antigo Lula: muito nervoso e agressivo, como querendo ganhar no grito. O lado bom disto: ele não vira às costas para companheiros históricos. O lado ruim: a ambigüidade de poiar indiretamente o jogo da corrupção. Portanto, foi uma mensagem para Dirceu: não me abandone na composição das alianças de 2006. E uma mensagem para o povo: Dirceu vai ser cassado.

4. Momentos de enorme satisfação como telespectador: quando falou que o PT é muito mais que os Delúbios da vida. "Eu sei o que foi fundar o PT. Eu saía de SP para o Acre para fazer discurso para duas pessoas. Ás vezes, tinha que ir para o interior de SP e não tinha gasolina no carro. Então, eu me sinto profundamente irritado com esses companheiros que jogaram o PT numa lama".

5. Incisivo: não houve mensalão.

6. Lula é um democrata. Contou que a sua relação com a imprensa (como a de qq político) é de amor e ódio. E ressaltou o trabalho dos jornalistas, apesar das mágoas que tem com os donos de jornais e os diretores de redação. "Eu me acostumei viver sem a imprensa". Boa fala anti-espetáculo.

7. Boas intervenções do Augusto Nunes, Markun e do Heródoto: jornalista é um sujeito que pergunta. Doa a quem doer.

O presidente deu as suas declarações. E PT saudações.


4 Comments:

At 5:11 PM, Blogger dora said...

Mas eu achei que ele esteve na defensiva demais. Não que ele não tivesse que se devender [até por que, se ele bobear, os jornalistas e a oposição vão enchê-lo de acusações e blá blá blá mesmo, como já fazem], mas ele esteve sempre, sei lá, na retranca. Quando eu assisti, eu pensei: não vou votar nele ano que vem. Por mais que ele seja democrata e blá blá blá, achei meio hipocrisia da parte dele afirmar (com a mais absoluta CERTEZA) que não houve mensalão. Pelo amor de Deus, né?! o.O'

E, Malini, você viu o "Bom dia Brasil" hoje?!
Eles falaram um negócio que eu gostei. Falaram que o Lula disse que não iria acusar ninguém sem provas, que iria deixar as CPIs apurarem tudo primeiro... mas que, ao mesmo tempo, parece que ele já apurou algumas coisas, né?! Para ele afirmar com tanta certeza que não teve mensalão, é por que ele já apurou. Que o José Dirceu vai ser cassado por questões mais políticas, e não por desvio de verba pública e bla blá blá, e várias outras coisas que ele afirmou. Interessante, não?!

Mas, na verdade, eu passei aqui no blog pra perguntar se você já viu isso?!
http://www.lightover.com/epic/ols-master.html
Tem a ver também que o sombrio futuro do fim dos impressos... :p

Lívia Cunha.

 
At 8:59 PM, Blogger Fabio Malini said...

Lívia,

Vc anda lendo muito o discurso midiático...

Acho que depois da palestra de hj, deu pra expandir seu espírito crítico em relação ao Lula e cia.

Eu voto nele com força.

Vou dar uma olhada no endereço.

 
At 4:50 PM, Blogger Vitor Graize said...

ô, Malini! Como vai? Tem aí o endereço de algum blog de garotos franceses falando dos acontecimentos? coloca aí nos seus links ou me passa! brigado
Vitor Graize

 
At 12:24 PM, Blogger Fabio Malini said...

´vitor,

vc encontro no blog http://jornalismodigitalufes.blogspot.com

valeu!

 

Postar um comentário

<< Home