segunda-feira, novembro 21, 2005

A palestra de Ancelmo Gois

Uma delícia foi a palestra do Ancelmo Gois. Bem-humorado e inteligente. Alguns pontos que acredito serem importantes para a formação de todos nós:

1. As essências do jornalismo continuam as mesmas, apesar do furação web: novidade e emoção. Somos os profissionais capazes de contar o que na sociedade surge de novo e de renovado. Contamos o novo com emoção. Pelo menos deveríamos.

2. Não devemos proteger os poderosos.

3. A Revista Veja (já falava isto na sala) é honesta. Sempre foi anti-lula e vai continuar sendo. O leitor da revista sabe disso e lê porque compartilha pelo menos em parte essa opinião (conservadora, é claro) da revista. Melhor revista que se posiciona como oposição, do que revista que posa de oposição e é chapa branca (governista).

4. As dores de coluna. É trabalhoso, no caso de Gois, porque sua coluna é a segunda página mais lida no Globo. E ela é feita com "notas de todas as editorias". Tem economia, política, cultura, fofoca, cidade, fotojornalismo. Ou seja, é o retrato do que é o jornal. Ela é múltipla.

5. A web desestabiliza o impresso. Leitor envelhece e é escasso, contudo, é o que busca mais opinião e credibilidade. "A net vive um momento de acomodação. Não há um modelo a ser seguido".

6. Os blogs e o jornalismo digital estão limitando o trabalho de certas editorias. Gois deu exemplo da de esporte. A notícia de hj (flamengo vence e se livra do rebaixamento) já doi dada ontem às 18h. E muitos não vão querer ler de novo. No caso do jornalismo de notas, Gois citou seu exemplo: às vezes fica horas no telefone para conseguir uma nota. Quando consegue, a nota já está no blog do noblat.

7. Um jornalista para muitos meios. Uma notícia pode ser dada para a tv, rádio, impresso e web. São as novas tecnologias gerando o desemprego nas redações.

8. Em compensação, produz empregos em outras áreas, principalmente, nas instituições que seria fontes. Toda instituição agora quer ter seu portal com suas informações. É o ciclo da informação, como disse. Ou melhor, a sociedade da informação.

9. "Eu não acredito que o jornal diário vai acabar. .. Por quê? Porque eu não quero que acabe".

10. O leitor participa o tempo todo, após o advento da net. Só que se tornou mais intolerante tb.

11. Notícia boa para jornalista é notícia ruim para alguém.

12. O exercício do espelho: "quando fui jantar no alvorada com o Fernando Henrique, fui ao banheiro, me olhei no espelho e disse: "ancelmo, não é vc que vai entrevistar o presidente. São os quatro milhões de leitores de Veja". Nunca esquecer que jornalista tem de se posicionar sempre como fosse seus leitores. Jornalismo é serviço público.

13. Ancelmada: gíria na Veja que significa paparicação. É a estratégia de Gois para obter furos e informações com a fonte.

14. Quem produz opinião é o jornalismo impresso. É o que tem mais credibilidade.

15. A edição de domingo é uma grande revista. Tem mais leitores e o pessoal está em casa para ler notícias. O tema saúde é a bola da vez. Isto porque os leitores do impresso são velhos e tem problemas de saúde, como colesterol. "Me lembro que quando a Veja vinha de vendas baixas, fazíamos uma capa sobre colesterol e as vendas subiam".

16. A mídia impressa é rica e segmentada. "Quando há 46 anos comecei a trabalhar com jornalismo, o jornal era vendido em uma pequena mesa. Era uma banca. Hoje as bancas são enormes. Há publicação para tudo: política, fofoca, música...".

17. "A web democratizou a comunicação, pois permite que mais pessoas tenham acesso às informações. Não encontram notícia só em jornais, televisão, mas pela internet e pelo celular".

8 Comments:

At 11:21 AM, Anonymous Anônimo said...

Teacher...
Vou pegar com vc amanhã depois da aula o material de cinema. Preciso disso para eu fazer a análise de como ele foi incorporado até virar um produto da indústria cultural.
Num esquece não, hein...
As 10 eu passo no labcom.
Brigadinha.

 
At 1:07 PM, Anonymous Anônimo said...

Professor..mudança total de planos..se é que eu tinha planos né!!
Sobre a reportagem..minha pauta sera sobre jogos violentos!tem um menino aqui no meu predio que é viciado!tava pensando em fazr um entrevista com a mae dele e uma psicologa!que que vc acha!?

Abraços,Yara!

 
At 8:52 PM, Blogger Fabio Malini said...

OK, Ariani.

Yara, Ótima pauta!

 
At 11:14 AM, Anonymous Anônimo said...

Malini...
Quero os textos do Intercom que você disse...
Se puder, mande para meu e-mail: arianicna@hotmail.com ou arianicna@yahoo.com.br.
Obrigada e bom fim de semana!

 
At 5:26 PM, Anonymous Anônimo said...

Malini.. eu tbm mudei minha pauta..
Pq fui pesquizar números pra minha matéria e percebi que é muito maior a violência na direção oposta, CONTRA a cirança... Daí pensei em focar na violência contra a infância.. tipo trabalho infantil, abusos domésticos.. essas coisas... Que vc acha?
Pensei em entrevistar a coordenadora do programa de combate ao trabalho infantil e alguém com conhecimentos sobre o estatuto da criança... Pra essa reportagem eu consegui numeros confiáveis, tbm...

 
At 6:46 PM, Blogger Fabio Malini said...

Luisa, é boa a matéria. Pesquisa e ache alguma novidade, depois vá atrás dos fatos:

fonte boa: Ana MAria Petronetto - secretária de ação social da PMV. Ela é tb professora da Emescam, do Serviço Social.

 
At 2:00 PM, Blogger dora said...

Malini.

Como vc não especificou quantos caracteres tem uma lauda, eu começei a procurar. Descobri que é uma das coisas mais variáveis que existe!

Esse texto
fala que o usual, são com 1.250 toques. Então é assim que vou fazer. Okay?!

Ah. Isso é do trabalho de Teorias e não da Entrevista.

Lívia Cunha.

 
At 11:50 AM, Anonymous Anônimo said...

Prof...
Cadê a matéria da prova que você disse que ia postar aqui???

 

Postar um comentário

<< Home