Entrega de matéria do Alex
Quero um texto de 500 caracteres, no máximo. É... eu sei, é quase nada. Mas dizem que o jornalismo é pra quem tem poder de síntese. Detalhe: nada de papel. O texto deve ser postado aqui. É só ir em comentar e inserir o texto de vocês.
33 Comments:
bom...
fazer, eu farei, mas tenho que deixar registrado que 500 caracteres não é nada. Loucura. Por que primeiro vc tinha falado pra gente fazer uma reportagem e agora isso. E definitivamente uma reportagem tem muuuuito mais que 500 carct.
Lívia Cunha.
Professro,vc é muito engraçado!!
E essa foto sua tbm!!rs..!!
Ah..qual é o nome completo do Alex?
Alexsandro de Oliveira Pereira. Esse é o nome da feeraaaaaaaaaaaaaa!!!!
Aí, Yara, zoando hem...
Lívia Cunha, não falei reportagem porque nem falamos de reportagem ainda. Fica chateada, não. Na próxima vez dou mais caracteres. Pode confiar....
Vou esperar mesmo. ¬¬'
So se o texto sobre a entrevista não tiver nada sobrea vida dele msm...porque..a vida dele ja foi contada ..praticamente toda..pelo professor...num post...logo ali em baixo...rsrs
o importante é ter news: he he he
O sub-editor do caderno de esportes do jornal A Gazeta, Alexsandro de Oliveira Pereira, 27, realizou no último dia 3 uma palestra prosseguida por entrevista, aos alunos do segundo período de jornalismo da UFES.
Alex inicialmente fez uma exposição cronológica de sua carreira, começando pelo curso de residência, depois como repórter esportivo do jornal Notícia Agora e por último como editor adjunto do caderno de esportes em A gazeta.
O jornalista ainda esclareceu dúvidas dos alunos sobre seu trabalho e o ambiente na redação.
527 caracteres, que tal? Muito ruim não é? vc nunca me elogiou mesmo.... huahuahua... brincadeira
Tá, não ficou muito bom porque eu tô cansada, mas vai isso mesmo:
O jornalista Alexsandro de Oliveira Pereira, subeditor de esportes do jornal A Gazeta, esteve na última terça feira, 03/09, na Ufes conversando com os alunos do 2° período de Jornalismo sobre sua carreira e sobre a rotina jornalística.
Logo após se formar na Ufes em 2000, Alexsandro iniciou sua carreira trabalhando no jornal Notícia Agora, como repórter de esportes. Três anos depois, surgiu a oportunidade de ir para o Jornal A Gazeta, no qual trabalha até hoje. Hoje, como subeditor de esportes, suas funções são revisar e colocar títulos nas matérias, adicionar títulos às fotos e fazer as chamadas da capa.
UFA! Cortar palavras é mesmo doloroso...
Aí vai a "matéria" (e põe aspas nisso!)
Alex de Oliveira Pereira, subeditor de esportes do jornal A Gazeta, deu sua contribuição à aula de teorias e práticas jornalísticas para meios impressos do professor Fábio Malini, na última segunda-feira, dia três. O jornalista fez considerações iniciais sobre a profissão, o cotidiano e organização de uma redação, respondendo posteriormente às perguntas dos alunos sobre sua trajetória profissional. Alex Comentou sobre o preconceito sofrido pela sua editoria no meio, que é considerada de importância secundária por muitos colegas de profissão.
Além da conversa, foi promovida uma atividade em que os alunos exerceram a função de editores de um texto pré-produzido, e tinham que adequá-lo às orientações do jornalista.
Na última segunda feira, dia 3 de outubro, os alunos do 2° período de Jornalismo da UFES contaram com a presença de Alexandro de Oliveira Santos, o animado sub-editor do Caderno de Esportes do jornal A Gazeta.
Alex, como gosta de ser chamado, contou histórias de sua carreira, falou sobre o dia-a-dia dentro das redações e de seu trabalho como sub-editor. Também ressaltou à falta de mulheres na editoria de esporte (segundo ele, pelo próprio desinteresse das mesmas pela área) e terminou sua participação lançando um desafio para a turma: editar um texto a fim de deixá-lo mais compreensível para os leitores.
Lara- é isso! não vou reclamar não...
Nem ta bom...mas foi o que deu pra fazer prof...sorry..semana meio corrida!
Nesta última segunda-feira, 03 de outubro, Alex de Oliveira, editor adjunto do caderno de esportes de A GAZETA, esteve presente na UFES como palestrante e entrevistado dos alunos do segundo período de Comunicação Social. Além de contar sua trajetória como jornalista( começada em 2000 no jornal NOTICIA AGORA) e suas funções, deu dicas sobre a profissão e esclareceu algumas dúvidas dos alunos.
Foi também oferecida por ele uma atividade complementar.
concordo com a Luisa quanto a cortar palavras...
aí vai
p.s.: eu sou a Luisa Torre :]
O jornalista Alexsandro de Oliveira participou, na última terça-feira, de um debate com os estudantes do segundo período de jornalismo da Ufes. O objetivo, segundo o professor Fábio Malini, é aproximar prática e teoria jornalísticas, facilitando o entendimento dos alunos sobre o mercado de trabalho.
Alexsandro, editor de esportes de A Gazeta, explicou de forma detalhada o funcionamento de uma redação, ressaltando características principais de sua editoria. A preferência do público por coberturas nacionais e sobre o futebol, a programação dos cadernos especiais e o cuidado da editoria com o visual foram os temas mais relevantes.
Alexsandro Pereira, sub-editor de Esporte de A Gazeta, marcou presença na aula do 2º período de jornalismo da UFES. O jornalista veio a convite do professor da disciplina, Fábio Malini, e com um bate-papo descontraído expôs práticas jornalísticas da redação em que trabalha, falou das funções de sub-editor, das peculiaridades da editoria de esportes, tirou dúvidas, contou sobre seu caminho profissional desde quando saiu da universidade e ainda colocou os alunos para rescrever uma noticia.
Considerem este, pois faltou um "e" no final do comentário anterior.
Alexsandro Pereira, sub-editor de Esporte de A Gazeta, marcou presença na aula do 2o período de jornalismo da UFES. O jornalista veio a convite do professor da disciplina, Fábio Malini, e com um bate-papo descontraído expôs práticas jornalísticas da redação em que trabalha, falou das funções de sub-editor, das peculiaridades da editoria de esportes, tirou dúvidas, contou sobre seu caminho profissional desde quando saiu da universidade e ainda colocou os alunos para reescrever uma notícia.
Alexsandro de Olivera, 27 anos, é editor adjunto de esportes do jornal A Gazeta, e foi o convidado especial da última aula de Jornalismo Impresso, na segunda-feira, 3 de outubro. De Oliveira, que fez uma breve retrospectiva de sua vida prosfissional, aproveitou para explicar os cargos e as funções em uma editoria de jornal.
Começou sua carreia como repórter da editoria de esportes do jornal Notícia Agora em março de 2000. Trabalhou durante 3 anos no mesmo jornal e em março de 2003 passou para o jornal A Gazeta, onde trabalha até hoje.
Lívia Cunha.
P.s.: Só para informá-lo, o comentário do Blogger aceita mais do que 500 caracteres por que a minha "notinha" tem 542 e ainda sobrou espaço para assinar e escrever esse post scriptum. ¬¬
A convite do professor Fábio Malini, Alexsandro de Oliveira, sub-editor de A Gazeta, apresentou uma palestra aos alunos do segundo período de Comunicação Social da UFES em que explicitou suas funções no Jornal. O sub-editor trabalha na sessão de esportes e dentre suas funções estão revisar e organizar as matérias, além de pautar os repórteres. De acordo com suas próprias palavras ele exerce um papel intermediário entre repórter e o editor-chefe.
Katilaine Chagas Garcia
O subeditor de esportes do jornal A Gazeta, Alexsandro de Oliveira, esteve na UFES na última segunda-feira para dar uma palestra aos alunos do 2 º período de jornalismo sobre a profissão e sua experiência pessoal.
Alexsandro concluiu o curso de Comunicação Social na UFES em 2000. Nesse mesmo ano fez um curso de residência na redação de A Gazeta por 3 meses e depois disso começou a trabalhar como repórter no jornal Notícia Agora. Em 2003 assumiu a subeditoria de esportes do jornal A Gazeta, onde trabalha atualmente.
Professor, a minha "matéria" deu 520 caracteres, reduzi o máximo que pude, mas não ficou exatamente uma matéria, espero que esteja como você queria!
Natália
tá ficando bom... ah! talvez vou abrir um post público... em vez de comentário
Aos 27 anos, o jornalista graduado na UFES, Alexsandro de Oliveira Pereira, ganha o seu espaço no iminente mercado de trabalho capixaba como subeditor da área de esportes na A Gazeta, depois de passar três anos na Redação do Notícia Agora. De acordo com Pereira, a prioridade no esporte é o futebol, apesar do vôlei de praia e do beach soccer também se destacarem em Vitória. Para ele, a Internet é o mais importante instrumento de trabalho, e o rádio torna-se fundamental para cobrir os jogos locais. Além disso, sua função não se restringe a revisar matérias, mas também planejar, pesquisar e pautar os repórter
“No começo eu ganhava uns 750, 850 reais”. Foi com essa declaração que Alexsandro de Oliveira Pereira, 27, subeditor de Esporte de A Gazeta, surpreendeu os alunos de Jornalismo logo na manhã de segunda feira.
A visita de Alex foi agendada pelo professor Fabio Malini com o objetivo de aproximar a teoria da prática cotidiana da profissão. Além de fazer uma pequena explicação acerca das funções de um subeditor, Alex passou por uma espécie de entrevista feita pelos alunos. A principal questão girava em torno do ingresso do recém formado no mercado de trabalho e da rotina em uma redação de jornal impresso.
ich... acho q deu mais de 500...
O subeditor de esporte de A Gazeta, Alexsandro de Oliveira, esteve na última segunda-feira na UFES para promover debate com os alunos do 2º período de Jornalismo, os principais temas abordados foram: a carreira do jornalista e o cotidiano do caderno de esportes. Os alunos foram convidados, ainda, a reescrever uma matéria já publicada pelo jornal. Oliveira apareceu a convite do professor Fábio Malini, para quem a inserção do aluno na realidade profissional é experiência básica no desenvolvimento individual.
Gabriel Herkenhoff.
Malini, se você não disse aquela última parte fica o dito pelo não dito
Os alunos do segundo período de Jornalismo da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) assistiram na última segunda-feira (03/10) uma palestra do sub-editor de esportas de A Gazeta, Alexsandro de Oliveira. O convidado contou um pouco sobre sua trajetória profissinal no Notícia Agora e em A Gazeta como jornalista esportivo. Os alunos poderam na após a palestra fazer algumas perguntas para Alexsandro.
Além da palestra e a sessão de perguntas ele passou umas atividades para a turma como reconstrução de reportagens para um jornal. Os alunos tiraram muito proveito acadêmico da visita e já aguardam anciosos pelo próximo visitante.
Hum.... é isso aí Fábio, escrever um lead depois de fazer trabalho de imagens da cultura e tomar uma cerveja complica um pouco, mas para a próxima vez eu prometo algo melhor....
propaganda do site de humor mais desocupado que vc já viu... se vc tem mto tempo pra perder não perca tempo e visite! Se não tem tempo a perder aprenda a perder tempo e visite mesmo assim!
Thalles Waichert
O subeditor da editoria esportiva do jornal AGazeta, Alexsander Pereira, esteve na última segunda-feira na UFES expondo seu trabalho aos alunos do 2º período de jornalismo.
Grande responsável pelo formato das matérias esportivas do jornal onde trabalha, Pereira esclareceu dúvidas acerca de sua vida, material de pesquisa e critérios de noticiabilidade. A fim de encerrar sua apresentação o comunicador incentivou os alunos a refazerem uma matéria e praticar o havia sido aprendido.
O jornalista Alexsandro de Oliveira conversou com os alunos da disciplina de jornalismo impresso do curso de Comunicação Social da Ufes na última segunda-feira. Ele, que é subeditor do caderno de esportes do jornal A Gazeta, relatou a rotina de trabalho de um profissional de redação; comentou sobre algumas de suas experiências e acontecimentos de sua carreira. Muito proveitosa essa visita por não ser comum acontecer no nosso espaço universitário.
Pereira, compareceu à UFES nesta última segunda feira, a fim de falar um pouco sobre seu trabalho ao alunos de Jornalismo Impresso do segundo período. Num papo descontraído O Subeditor de esportes do jornal A Gazeta, Alexsandro de Oliveira falou a respeito de sua rotina, dos trabalhos que faz da edição,das oportunidades de fazer diferentes repostagens.
O final foi aberto a perguntas e uma atividade de refazer o lide de uma reportagem sobre o futebol capixaba.
O Subeditor de esportes do jornal A Gazeta, Alexsandro de Oliveira Pereira, compareceu à UFES nesta última segunda feira, a fim de falar um pouco sobre seu trabalho ao alunos de Jornalismo Impresso do segundo período. Num papo descontraído falou a respeito de sua rotina, dos trabalhos que faz da edição,das oportunidades de fazer diferentes repostagens.
O final foi aberto a perguntas e uma atividade de refazer o lide de uma reportagem sobre o futebol capixaba.
O DE CIMA FICOU TODO TROCADO!COPIEI E COLEI ERRADO!
o thalles é fogo. MAndou um off topic para aproveitar a audiência.
É isto, malandro! (como diria Bob Jefferson)
Esclarecedora e produtiva. Assim foi a última aula de jornalismo impresso para os alunos da disciplina na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na segunda-feira passada, que contou com a ilustre presença do editor adjunto de esportes do jornal A Gazeta, Alexsandro de Oliveira.
A palestra ministrada por Alexsandro, que também foi aluno de Comunicação pela UFES e iniciou sua carreira no jornal Notícia Agora, foi especialmente interessante para os alunos, pois o subeditor contou-lhes um pouco de sua experiência, propôs um exercício prático de sua profissão através da reelaboração de um texto jornalístico e deu-lhes dicas importantes para seguirem a carreira.
Professor, a questão dos 500 caracteres complicou bastante. Fiz meu texto com o mínimo possível de informações e deu 678. Tive que cortar partes, juntar algumas e o resultado foi este ai. Ficou um pouquinho estranho, mas eu gostei e espero que você também goste.
Mas, mudando de assunto, gostaria de ter informações sobre a prova de terça-feira da disciplina Teorias da Comunicação (P.H.). Será através de pergunta-resposta ou elaboração de texto? Ou seria ainda de uma terceira forma diferente? Ou, ainda, prefere guardar para manter a surpresa, hein?
O subeditor de esportes do jornal A Gazeta, Alexsandro de Oliveira, esteve na última segunda-feira na Universidade Federal do Espírito Santo "visitando"uma das aulas do curso de Jornalismo. O profissional, a convite do professor Fábio Malini, expôs aos alunos do segundo período do curso sua experiência pessoal no campo jornalístico.
Alexsandro, graduado na própria instituição, descreveu sua carreira desde os primórdios na residência de três meses em A Gazeta, pasando pelo folhetim Notícia Agora em 2000 até ser admitido em 2003 pela A Gazeta. Ele esclareceu ainda dúvidas e complementou comentários propostos pelos alunos que mostraram-se empolgados com a presença do profissional.
Glacieri Carraretto
Postar um comentário
<< Home